terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

Presos políticos bascos iniciam luta pela amnistia e pela autodeterminação!



O EPPK, Colectivo de Presos Políticos Bascos, iniciou ontem uma nova luta pela amnistia e pela autodeterminação. Na maioria das prisões espanholas e francesas, os presos bascos encontram-se imersos numa nova dinâmica de luta para que se supere o bloqueio que o Estado espanhol leva a cabo contra o processo de paz. De 12 a 18 de Fevereiro, os presos políticos farão a "semana da propaganda", na semana de 19 a 25 será feita uma greve de comunicações. No dia 25 de Fevereiro, a luta culminará com uma manifestação que terá o apoio dos presos.

O EPPK solidariza-se com a luta de Iñaki de Juana Chaos, há 92 dias em greve de fome e exige a sua libertação imediata.

Os integrantes do EPPK reafirma a "Euskal Herria e a todos aqueles que trabalham pelos presos, para que reivindiquem com mais força pela autodeterminação e pela amnistia". "Euskal Herria deve viver e a luta é o caminho!"

O EPPK é composto por cerca de 600 cidadãos bascos dispersos por um total de 81 prisões: 32 do Estado francês, 45 do Estado espanhol e as 4 localizadas em território basco.

A Associação de Solidariedade com Euskal Herria reafirma a sua solidariedade com os presos políticos bascos. Pela autodeterminação e pela amnistia, a luta é o caminho!

Assina o abaixo-assinado em solidariedade com o povo basco em http://www.petitiononline.com/aseh2007
Assina o abaixo-assinado em solidariedade com a organização juvenil SEGI em http://aurrera.gaztesarea.net/index_cas.html
Estado espanhol continua a contribuir para o conflito


  • A Audiência Nacional espanhola autorizou que se use a força, nomeadamente sedativos, para alimentar Iñaki de Juana Chaos contra a sua vontade. O Estado espanhol mostra assim o seu mais profundo desrespeito pela luta do preso político basco. Em vez de satisfazer a reivindicação de Iñaki revogando a pena de prisão de 12 anos - por ter redigido 2 artigos de opinião para um jornal - prefere utilizar a força.


  • Foi também a Audiência Nacional que impediu que Iñaki de Juana Chaos estivesse com a sua mãe antes do seu falecimento. Um facto também com importância política já que até o regime franquista deu, em determinados momentos, autorização a exilados políticos para que pudessem assistir aos últimos momentos de vida dos familiares mais chegados.


  • O processo 18/98 chega também à sua recta final. 53 cidadãos bascos são acusados de "terrorismo". As penas oscilam entre os 19 e os 4 anos de prisão.

  • O Batasuna apresenta amanhã uma proposta de paz para a resolução do conflito.

  • Para sábado está marcada uma manifestação nacional do movimento juvenil da esquerda independentista como resposta às 19 prisões efectuadas a dirigentes da organização Segi.


segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007

Iñaki de Juana Chaos entrevistado pelo "The Times" diz que a resolução do conflito é mais necessária que nunca.



Estado físico cada vez mais deteriorado de Iñaki de Juana

O diário britânico "The Times" entrevistou Iñaki de Juana Chaos no hospital madrileno 12 de Outubro, onde cumpre hoje 91 dias desde que iniciou a sua segunda greve de fome. O jornal abre a sua edição digital com essa entrevista, ilustrada pela imagem do preso donostiarra na qual se vê uma deterioração física grave, consequência da sua situação.

De Juana afirma que não abandonaria a greve de fome em troca de uma redução da pena e que "a única alternativa aceitável é a liberdade completa e o fim dos ataques brutais à liberdade de expressão que implica este processo ilegal".

O preso basco refere-se também ao processo político e sustém que, depois do atentado de Barajas, a "resolução do conflito é mais necessária que nunca".

Naturalmente, o Instituto Penitenciário espanhol vai investigar as circunstâncias em que se deram a entrevista. Não esperavam os carcereiros que houvesse liberdade para que o preso político basco fosse protagonista de uma entrevista de algum órgão de informação. Afinal, é importante que não se saiba a verdade do seu estado.


Iñaki ergue o punho

Fotos: The Times
Texto: Gara

Devemos denunciar a situação de Iñaki de Juana Chaos. Dos órgãos de comunicação social portugueses, nem uma palavra! O preso político basco corre perigo de vida! Há que exigir a sua libertação imediata. Ele está preso porque escreveu dois artigos para um jornal.

Assina o abaixo-assinado em solidariedade com o povo basco em http://www.petitiononline.com/aseh2007
Assina o abaixo-assinado em solidariedade com a organização juvenil SEGI em http://aurrera.gaztesarea.net/index_cas.html


domingo, 4 de fevereiro de 2007

O fascismo não acabou no Estado espanhol!



Jovens independentistas percorrem as ruas de Bilbau


Concentração dos jovens independentistas testemunhada pelos
órgãos de comunicação social


Os 19 jovens procurados pela polícia junto à parede, atrás de
centenas dos seus camaradas


Ertzaintza de costas para os jovens independentistas


Antes de serem presos, os jovens despedem-se dos camaradas,
familiares e amigos


Jovens que estiveram escondidos nos últimos dias começam a
ser presos


Erguem os punhos cerrados com a certeza de que um dia chegará
a liberdade do seu povo

Não é democracia...É FASCISMO!

Que se espante aquele que achou que aqui ao lado morava um Estado democrático. O Estado espanhol sempre negou o direito do povo basco à autodeterminação e sempre usou a repressão como forma de agrilhoar todos os que se organizam para reclamar esse mesmo direito. É uma luta desigual. O governo espanhol tem a polícia, o exército, os tribunais, a comunicação social. O governo espanhol ilegalizou o partido da esquerda independentista, o Batasuna; ilegalizou a organização juvenil Segi; encerrou os jornais Egin e Egunkaria e a rádio Ekin; proibiu a associação de apoio aos presos políticos bascos, as Gestoras Pro-Amnistia e a Askatasuna; há cerca de 700 presos políticos bascos; a Comissão contra a Tortura da ONU denunciou que a polícia espanhola tortura regularmente os muitos cidadãos bascos presos.

Assina o abaixo-assinado em solidariedade com o povo basco em http://www.petitiononline.com/aseh2007
Assina o abaixo-assinado em solidariedade com a organização juvenil SEGI em http://aurrera.gaztesarea.net/index_cas.html

Amaia Arrieta González
Ugaitz Elizaran Aguilar
Olatz Dañobeitia Cevallos
Olatz Carro Goado
Ibon Meñika Oruetxebarria
Aiboa Casares Etxebarria
Iker Frade Bilbao
David Lizarralde Palacios
Igor Ortega Susundegi
Garikoitz Etxeberria Uria
Garazi Viteri Izagirre
Ion Markel Ormazabal Gaztañaga
Asier Iñigo Egizurain
Unai González Azúa
Gartzen Garaio Atxurra
Ainara Frade Bilbao
Xabier Gojenola Goitia
Aiora Epelde Agirre
Gorka Betolaza Villagrasa
Asier Otxoa de Retana Simón
Arkaitz Martínez de Albéniz López de Subijana
Xabier Abasolo Osinaga
Igor Chillón Barbadillo

Estes são os 23 nomes dos jovens presos por um único delito, o de lutarem pela liberdade do seu povo.

Assina em solidariedade com a organização juvenil da esquerda independentista basca, a SEGI.
http://aurrera.gaztesarea.net/index_cas.html

Actualizando a notícia anterior que dava conta de muitas centenas de jovens encerradas num espaço em Bilbau, várias informações dão conta de várias cargas policiais. O espaço está cercado pela Ertzaintza (polícia basca). Os 19 jovens procurados pela polícia estão no meio de todos os jovens. A polícia procura à força prende-los. Os jovens resistem pacificamente. Os manifestantes estão acompanhados por vários dirigentes do Batasuna. Um dos procurados, Ibon Meñika, responsabiliza Zapatero pela situação que vivem os jovens bascos.

Neste momento, saem algumas notícias em órgãos de comunicação social, pouco esclarecidas, sobre uma manifestação da Segi em Bilbau. Diz-se que mais de 400 jovens se encontram concentrados com os 19 jovens procurados pela polícia. Há notícias de que a Ertzaintza está a identificar todos os manifestantes, outra notícia indica que há cargas policiais. Esperamos por mais informações.

Abaixo-assinado dos jovens independentistas - Assina em http://aurrera.gaztesarea.net

Liberdade para os jovens independentistas!

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

Iñaki de Juana Chaos, 87 dias de luta


Manifestação de solidariedade com Iñaki de Juana

Um grupo de representantes da cultura basca visitou Iñaki de Juana Chaos. O preso político basco há 87 dias em greve de fome disse que continuará a greve até que regresse "livre ao País Basco". Os representantes informaram também que Iñaki de Juana se sente muito forte mentalmente.

Liberdade imediata para Iñaki!

Assina em solidariedade com o povo basco! http://www.petitiononline.com/aseh2007

Aparelhos de escuta e de localização descobertos

O Batasuna descobriu uma série de aparelhos de escuta e espionagem. O acessor da comissão negociadora do Batasuna, Unai Fano, que devia explicar os pormenores do seguimento de que tem sido objecto nos últimos meses, foi retido durante hora e meia pela Guardia Civil. A "democracia" espanhola não quer que se saiba o jogo sujo que executam os seus lacaios.

No seu lugar, foi Arnaldo Otegi quem explicou que há 10 dias encontraram no veículo de Fano um aparelho GPS, dotado de uma antena amplificadora, colocado entre a matricula e o pára-choques. Assim, cada vez que falava através do telemóvel ou recebia uma chamada o sistema de escuta era activado.

O GPS também contava com um cartão telefónico no seu interior, o que facilitava a localização do militante do Batasuna.

Otegi explicou que há umas semanas encontraram também um sistema de escuta mais sofisticado na habitação de um militante independentista que cumpre funções de representação da esquerda independentista em Bruxelas. O aparelho estava colocado entre uma parede e um armário

Gara.net

Este é o contributo para a paz que dá o governo espanhol. Esta é a sua "democracia".

Assina em solidariedade com o povo basco! http://www.petitiononline.com/aseh2007