domingo, 12 de abril de 2009

Gazte Martxa: os jovens ‘abertzales’ enfrentam o tempo


Chuva, neve, controlos da Polícia espanhola, atrasos, nada detém os jovens abertzales da Gazte Martxa, que partiram na sexta-feira de Amaiur (Nafarroa). Chegaram a Baigorri, já de noite, com o lema: «Lotu independentziara» [junta-te à independência]. Uma primeira etapa antes de alcançar Lasa, já no sábado.
Deviam partir hoje de manhã [sábado], às 9h30, depois de uma noite passada nas tendas. Na sexta-feira o dia foi bem húmido, e à noite o tempo não parecia melhorar. “Vamos tentar dormir abrigados mas nem todos o conseguirão...”, disse Jon Telleria, organizador da Gazte Martxa.

É que foi muita gente, perto de 2000 pessoas, que atravessou a passagem de Izpegi, na sexta-feira. Apesar dos atrasos devidos aos controlos policiais, os carros foram chegando a Amaiur e os jovens deram início à marcha por volta das 14h. Hoje [sábado], a marcha há-de conduzi-los até Lasa, através do Munoa. Uma vez ali chegados, aproveitarão ao máximo a maratona de concertos organizada pelo colectivo Musikherria.
Amanhã, domingo, espera-os um meeting em Donibane Garazi, a capital de Nafarroa Beherea, a que se seguirá um grande concerto.

Goizeder TABERNA


Gazte Martxa '09: cerimónia de boas-vindas em Amaiur (Nafarroa, EH).