quinta-feira, 30 de abril de 2009

A Guarda Civil detém oito dos condenados no processo 18/98 que permaneciam em liberdade

A Guarda Civil deteve, por ordem do Supremo Tribunal, oito dos cidadãos bascos condenados no processo 18/98 que permaneciam em liberdade provisória. Trata-se de Jabier Salutregi, Iñaki Zapiain, Elena Beloki, Xabi Otero, Inma Berriozabal, Juan Mari Mendizabal, José Luis Elkoro e Juan Pablo Diéguez, que foi preso no hospital, onde se encontrava a convalescer de uma operação. O Supremo decretou a absolvição de nove dos 47 condenados.

Auto da Audiência Nacional espanhola

GARAko langileen agiria / Manifesto dos trabalhadores do Gara

Nota de ex-trabalhadores do Egin


Os cinco primeiros foram presos ontem à noite, enquanto o histórico dirigente abertzale José Luis Elkoro foi detido hoje às 8h30 em sua casa, em Bergara. Os agentes deslocaram-se até ali ontem, pelas 22h, não o tendo encontrado nesse momento. Voltaram hoje de manhã e levaram-no. A Guarda Civil cortou a rua em que Elkoro reside.

Esta manhã, também se ficou a saber da detenção de Juan Mari Mendizabal, em Elgoibar. De acordo com pessoas que lhe são próximas, a Guarda Civil ligou-lhes às 2h15 da madrugada para lhes comunicar que Mendizabal se encontrava detido no quartel de Intxaurrondo. A família desconhece quando se deu a detenção.

Juan Pablo Diéguez, por seu lado, foi preso num centro hospitalar de Bilbau, onde se encontrava a recuperar de uma operação.

Os seus familiares afirmaram ao Gara que agentes à paisana, que não se identificaram, apareceram por volta das 8h30 na casa de Diéguez, em Bermeo, perguntando por ele. Os polícias mostraram a ordem de detenção relacionada com o processo 18/98. Os familiares responderam-lhes que Diéguez se encontrava no hospital da Cruz Vermelha de Bilbau, a recuperar de uma operação recente ao menisco.Uma hora mais tarde, dois agentes da Guarda Civil voltaram a aparecer na casa de Bermeo, enquanto outros se dirigiram para o hospital, onde detiveram Diéguez e o levaram de ambulância ao médico forense dos tribunais de guarda da capital biscainha. Os familiares advertiram que necessita de tomar vários medicamentos e de uma máquina de respiração.
Espera-se que o forense emita um relatório sobre a sua situação.

As primeiras detenções, ontem à noite
Foram os próprios familiares e vizinhos dos detidos que ontem informaram o Gara das detenções. A de Xabi Otero ocorreu na sua casa, em Agoitz. “Já durante tarde tínhamos vistos umas movimentações estranhas, carros com gente dentro... Por isso, um grupo de vizinhos foi até sua casa. Por volta das 22h15, chegaram dois carros e saíram agentes à paisana, alguns encapuzados. Disseram que vinham por causa do 18/98, e se dirigiram-se a Xabi, para que levasse roupa, que o iam levar. 20 minutos depois de se terem ido, voltaram dois jipes, para buscar o seu BI”, disse um amigo.

As detenções de Elena Beloki e Iñaki Zapiain ocorreram em Hernani, também nas suas casas. O segundo, trabalhador do Gara, foi levado entre agentes à paisana e agentes de uniforme pouco antes da meia-noite; sobre a detenção de Beloki pouco se sabe. O que os moradores confirmaram ao Gara foi o grande destacamento efectuado pela instituição militar no município.
Apesar de ter a confirmação por parte dos advogados de defesa, o Gara também não conseguiu conhecer as circunstâncias da detenção de Inma Berriozabal. Sobre a de Jabier Salutregi, os seus familiares precisaram que os guardas civis apareceram em sua casa, em Donostia, pelas 23h.
Notícia completa: Gara
Na sequência: Gara 01/05/2009




Avaliação da sentença do Processo 18/98 pelo advogado Iñigo Iruin. Fonte: kaosenlared.net