domingo, 7 de junho de 2009

O TSJPB suspendeu as normas que estabelecem o euskara como língua principal do ensino

O Tribunal Superior de Justiça do País Basco suspendeu na última quinta-feira o decreto aprovado pelo anterior Governo, mais concretamente pelo Departamento de Educação, na altura nas mãos do Eusko Alkartasuna, que instituía o euskara como língua principal do ensino na Comunidade Autónoma Basca.
O EA reagiu e afirmou que o TSJPB entra “em flagrante contradição”, lembrando que esse mesmo tribunal rejeitou há apenas um ano os recursos do PP e que nessa altura justificou a instituição do euskara como língua principal do sistema educativo com o facto de isso “não significar qualquer violação de direitos”.

Fonte: Gara e Gara

Nota: isto é absolutamente incrível; em Euskal Herria toda a gente fala castelhano ou francês, mas o mesmo não se passa com o euskara, apesar da recuperação tremenda nos últimos anos, nos herrialdes da CAB e em Nafarroa, mesmo com todos os entraves colocados, como bem saberão todos os que têm familiaridade com aquele país; mas se não se acarinhar o euskara, se não existir um impulso para defender e fazer avançar o euskara, não se sai do mesmo sítio, que é ainda uma situação de risco, como o afirma a UNESCO; e o euskara deverá ser, naturalmente, a primeira língua do povo basco, sem que isso implique a violação do direito ao conhecimento de outras línguas, especialmente as mais próximas, mesmo íntimas, como é o caso do castelhano. Porque é que é o bilinguismo se defende nuns sítios, de forma relativamente pacífica, e noutros não? Porque é que existe uma reserva tão grande em relação ao euskara? Euskaraz bai!