sexta-feira, 9 de abril de 2010

Presos políticos bascos


A Guarda Civil agrediu Sergio Polo
Segundo fez saber o Movimento pró-Amnistia, o preso político Sergio Polo (Sopela, Bizkaia) foi ontem agredido na prisão de Curtis, depois de ter sido conduzido ao hospital para efectuar um exame. Quando ia para a carrinha, juntamente com diversos presos comuns, e lhes iam colocar as algemas, disseram: "a todos por delante menos al más gilipollas". Ou seja, os outros presos ficaram com os braços algemados à frente do corpo, enquanto ao Sergio lhe prenderam os braços atrás. Foi então que o começaram a agredir de forma violenta, continuando depois na cela. O sopeloztarra pensa apresentar queixa.
Fechamentos em Málaga e Algeciras
Na prisão de Málaga os presos políticos vão levar a cabo fechamentos nas celas durante os meses de Abril e Maio e não terão encontros íntimos. O protesto visa reclamar melhores condições de vida, o fim das inspecções físicas aos familiares e acabar com a situação de isolamento do preso Karlos Trenor.
Em Algeciras também mantêm um encerro pelo facto de o preso Iñigo Albisu se encontrar em isolamento.
Fonte: Gara

Peru Aranburu vai sair hoje em liberdade
O lekeitiarra Peru Aranburu vai sair em liberdade nas próximas horas, depois de seis anos na prisão. Foi detido a 4 de Abril de 2003, no âmbito das denominadas detenções preventivas, e posteriormente condenado a seis anos de prisão. Ao longo destes anos, conheceu a realidade da dispersão, tendo passado por Mansilla e Ocaña. Ongi etorri!
Fonte: askatu.org