quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

O Museu Chillida-Leku vai fechar as portas a 31 de Dezembro


Segundo fez saber um filho do escultor, Luis Chillida, isso fica a dever-se à situação de défice recorrente e à actual situação de crise. No mesmo comunicado, foi também anunciado que puseram em acção um ERE (expediente de regulación de empleo) temporal.
Anteontem, a deputada da Cultura guipuscoana María Jesús Aranburu indicou que a instituição foral e o Governo de Gasteiz estavam a tentar negociar uma saída com o museu.
Fontes: Berria e Gara

O Chillida-Leku em vias de fechar as portas
Utopia concretizada pelo escultor Eduardo Chillida, o Museu Chillida-Leku atravessa neste momento grandes dificuldades. Este Outono foram lançados pedidos de «ajuda às instituições» para manter o museu aberto, pois só isso poderia garantir a sua sobrevivência e evitar o fecho de portas.
Nos seus 10 anos de existência, o museu foi visitado, em média, por cerca de 80 000 pessoas por ano. Em 2001 o número de visitantes ultrapassou os 96 000, mas nos últimos anos, com a crise, o museu não recebeu mais de 60 000 visitantes. Esta diminuição de público (do qual apenas 11% são bascos) e a falta de apoios financeiros explicam o balanço económico catastrófico do museu de Hernani (Gipuzkoa).
C.L.
Notícia completa: Lejpb-EHko_kazeta