terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Manifestação pelos presos: oito jogadores da Real Sociedad também apelam à participação

Oito jogadores da Real Sociedad, clube de Donostia, também aderiram à manifestação do próximo sábado e são agora criminalizados pela comunicação social. A direita espanholista, como é habitual, pede a ilegalização da manifestação.

Ao já extenso rol de adesões à marcha do próximo sábado em Bilbo com o lema «Egin dezagun urratsa» (Demos um passo em frente), que reúne dezenas de agentes políticos e sindicais, bem como representantes do mundo da política, da cultura ou do desporto, há que juntar a de oito jogadores da primeira equipa da Real Sociedad. Os futebolistas Imanol Agirretxe, Jon Ansotegi, Mikel González, Mikel Labaka, Eñaut Zubikarai, Markel Bergara, David Zurutuza e Mikel Aranburu apelam à participação nesta manifestação.
Tal como a Etxerat, ontem também aderiu à convocatória o sindicato ESK. Em comunicado, esta central referiu que «a política penitenciária aplicada no Estado espanhol viola os direitos humanos mais básicos» e lembrou que «às pessoas privadas de liberdade, independentemente da razão que esteve na origem do seu encarceramento, também lhes assistem direitos».
Pelo contrário e como é habitual, o PP e a Asociación de Víctimas del Terrorismo reclamam a proibição da marcha. O PP apresentou a sua exigência numa questão colocada ao conselheiro do Interior de Lakua no Parlamento, enquanto a AVT o fez na Audiência Nacional espanhola.
Fonte: kaosenlared.net

De acordo com o Berria, o partido UPyD também se associou, hoje, ao pedido de impugnação da mobilização, mas o Governo de Lakua já fez saber - também hoje - que NÃO vai proibir a manifestação de sábado em defesa dos direitos dos presos bascos. A manifestação começa às 17h30 (hora de EH) na Aita Donosti Plaza.


«A manifestação de sábado já conta com mais de 4500 adesões» (Gara)

«Rubalcaba sabe que o presos são fundamentais e por isso procura destruí-los», Beñat ZARRABEITIA, membro da Etxerat, entrevistado pelo Boltxe (boltxe.info)

Na foto: momento de uma concentração e conferência de imprensa levada a cabo pelso promotores da iniciativa, hoje, em Bilbau.