O Tribunal de Pau aceitou os mandados europeus emitidos pelo Estado espanhol contra Aiala Zaldibar e Iraitz Gesalaga. Os seus advogados vão recorrer da decisão de entrega ao Estado espanhol, segundo fez saber o Movimento pró-Amnistia.
Entretanto, Gesalaga continuará preso e Zaldibar em liberdade sob controlo judicial. O tribunal levantou-lhe a proibição de estar com os seus familiares e amigos de Hego Euskal Herria [País Basco Sul].
Iraitz Gesalaga foi preso no passado dia 11 de Janeiro em Ziburu (Lapurdi), enquanto Zaldibar foi detida sete dias depois em Baiona.
Fonte: Gara
Recepção calorosa a Asier Kintana e Iñako Goioaga
Kintana, morador no bairro de Errekalde (Bilbo), foi detido no Estado francês a 24 de Janeiro de 2006 e extraditado para o Estado espanhol a 2 de Dezembro de 2009. Goioaga, morador do bairro de Santutxu (Bilbo), foi detido a 13 de Junho de 2009 pela Guarda Civil. Kintana, para poder estar na rua, teve de fazer uma chamada telefónica da prisão de Valdemoro, e Goioaga foi posto em liberdade depois de pagar 60 000 euros de fiança.
Iñaki Goioaga chegou a Santutxu pouco depois da meia-noite, enquanto a chegada de Asier Kintana ocorreu à uma da manhã.
Fonte: Branka via askatu.org
500 pessoas pediram a libertação de Xafan e o fim da repressão em Etxarri
No domingo passado, houve uma manifestação nesta localidade de Sakana (Nafarroa) para protestar contra as últimas detenções. Na altura, foi especialmente evocado o caso de Patxi Arratibel, que afirmou ter sido torturado e foi depois encarcerado.
Fonte: askatu.orgBloody Sunday 1972-2011
«How long must we sing this song?»