Proíbem uma conferência sobre Otegi na Universidade de Salamanca
A conferência, a cargo de Doris Benegas e Haizea Ziluaga e com o título de «La campaña internacional por la libertad de Arnaldo Otegi» ia ter lugar na sexta-feira passada, mas acabou por ser proibida pelo reitor da Universidade de Salamanca, que deu ordens nesse sentido à faculdade onde se ia realizar (depois de a autorização ter sido concedida nessa semana). Esta atitude estabelece um grave precedente no ataque à liberdade de expressão, sobretudo tendo em conta que a Universidade de Salamanca apenas tinha cancelado uma conferência desde a morte de Franco.
E o caso não é comparável, pois não se tratou de uma queixa, como agora, mas resultou da grande pressão dos estudantes, que ocuparam a reitoria e manifestaram, de forma maioritária e incondicional, o seu desacordo até ser suspensa a conferência que o SEU (sindicato ligado à Falange Espanhola) ia dar sobre a figura de José Antonio Primo de Rivera. Agora, foi o SIU (sucessor do SEU; O que é o Siu?) que apresentou a queixa, funcionando, alegadamente, como ponta de lança do protesto de AVT e Manos Limpias.
Este caso, em que se permite que uma queixa de um sindicato sem qualquer representante na Universidade possa levar à proibição de uma conferência, viola a liberdade de expressão, estabelecendo um precedente muito perigoso numa Universidade que se define como democrática e tolerante com as diferentes ideologias.Fonte: boltxe.info
(ver, na sequência, o comunicado de imprensa da Yesca e da Corriente Roja e um outro texto em anexo)
Toda a gramática do euskara, para consultar na Net
Estão disponíveis na Internet, desde o dia 31 de Março, todas as secções da Gramática Basca na Rede / Sareko Euskal Gramatika (SEG), que o usuário pode consultar comodamente no portal www.ehu.es/seg. O trabalho é da responsabilidade do Instituto do Euskara da UPV/EHU (Universidade do País Basco). (Gara)
Documentos de Oteiza podem ser estudados on-line
O legado documental que Jorge Oteiza doou a Nafarroa pode ser consultado na Internet. Na imagem, o responsável do arquivo, Borja González Riera, com documentos originais de Jorge Oteiza que se poderão estudar on-line. (Gara / Jagoba Manterola / Argazki Press)