segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Com bom tempo, milhares de pessoas foram até Azpeitia, para fazer «klik» em defesa do euskara

Ontem era o dia grande das ikastolas de Gipuzkoa e, com o tempo a ajudar, desde as primeiras horas da manhã foram dezenas de milhares as pessoas que apareceram na festa organizada pela ikastola Ikasberri. Os organizadores aconselharam a todos os «romeiros» a utilização dos transportes públicos.

Fotos: Kilometroak 2011

A festa da Kilometroak, dia grande das ikastolas de Gipuzkoa, teve início às 9h30 da manhã, em Azpeitia. O percurso preparado para o efeito tinha 6 km e contava com cinco espaços: Azpeitiko ikastola, Loiolatxo-Loiola, Goena, Garmendipe e Herriko Enparantza.

Embora o tempo estivesse fresco de manhã, depois o sol fez-se sentir com intensidade em Azpeitia, e, numa primeira avaliação, os organizadores consideraram que «as metas estavam a ser cumpridas». E era natural que assim fosse, pois, como acontece todos os anos, dezenas de milhares de pessoas compareceram no festival Kilometroak, para se divertirem, mas também com a intenção de apoiar o euskara e as ikastolas.

Havia também a possibilidade de seguir a partida Erreala-Athletic através de um ecrã gigante.

Com o dinheiro conseguido ontem, a ikastola Ikasberri poderá dar resposta aos desafios do passado, do presente e do futuro, e pôr em marcha novos sistemas de ensino.
As pessoas que não se puderam deslocar até Azpeitia também são levadas em consideração, tendo a possibilidade de comprar um «Kilometro» virtual.

De manhã cedo teve lugar a cerimónia de abertura, que contou com a presença do deputado-geral de Gipuzkoa, Martin Garitano, e da conselheira da Educação do Governo de Lakua, Isabel Celaá, entre outros.
Fonte: Gara

Betagarri - «Bidea gara»
A banda de Gasteiz foi uma das que estiveram presentes na Kilometroak, em Azpeitia.