terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Garinoain une-se contra a «usurpação» da sua Câmara Municipal

Os habitantes de Garinoain ocuparam neste domingo as ruas do seu município para exigir que os cargos da Derecha Navarra y Española, que «ganharam» as eleições municipais de dia 20 de Novembro com 18 votos, abandonem a localidade e deixem que as pessoas da terra assumam a governação da Câmara Municipal.

Foram cerca de 800 as pessoas que participaram na manifestação ruidosa organizada pelos próprios habitantes, bastantes mais do que aqueles quem residem no município, que conta com uma população total de 520 pessoas recenseadas. Seguindo atrás de uma faixa, denunciaram de viva voz o que consideram ser «uma intromissão na sua localidade» e reclamaram a renúncia dos cargos que, segundo defendem, foram conseguidos graças à legislação excepcional vigente.

Durante a mobilização, era possível notar uma grande afluência de moradores de Baldorba, bem como de representantes de autarquias navarras como Puiu, Oloritz, Orisoain, Untzue, Leotz, Barasoain, Tafalla e Lukin.

A manifestação terminou no local de onde partira, a Praça do Município, e então alguns habitantes ocuparam o varandim da Câmara, onde prenderam uma faixa em que se exigia respeito pela opinião dos cidadãos. / Notícia completa: Gara / Manifesto (lahaine.org)