quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Hitz debekatuak / Palavras proibidas: erantzuna/resposta

Nahi ez baduzue ere, nire lehengusua politikoa da. Espainiako Audientzia Nazionalean epaitu zuten, Sevillan dute isolamenduan, eta aterabide politikoa heltzean izango da kalean. Idazten jarraitzeko indar gehiago eman didazue, kaka zaku alaenok!
Mesmo que vocês não queiram ser, o meu primo é político. Foi julgado pela Audiência Nacional, está em isolamento em Sevilha, e estará na rua por via de uma solução política. Vocês dão-me mais força para continuar a escrever, malditos merdosos!

Mobilizações em Berriozar para pedir a libertação de Ernesto Prat
Por estes dias, são muitas as mobilizações que estão a ter lugar em Berriozar (Nafarroa) para protestar contra a detenção de Ernesto Prat. Na sexta-feira passada, houve três concentrações. E na segunda-feira 40 pessoas deslocaram-se a Pau para assistir à audiência relativa ao mandado europeu. À tarde, houve uma assembleia informativa na localidade, a que se seguiu uma concentração.
Para este domingo foi convocada uma manifestação, às 12h30, a partir da Eguzki plaza. / Fonte: ateakireki.com

Ver também: «O Tribunal de Pau mantém Ernesto Prat na prisão» (Gara)

No Parlamento, negativa a Iñaki Erro
UPN, PSN e PP juntaram-se para refutar, no Parlamento Navarro, uma proposta em que se expressa preocupação pelo estado de Iñaki Erro. O texto, apresentado pelo Bildu, foi apoiado pela NaBai e pela I-E.
Há cerca de duas semanas, o preso do bairro de Donibane (Iruñea), que se encontra na prisão de Almeria, teve de ser operado de urgência, com problemas graves no coração. «A atitude da UPN e do PP não nos surpreende, mas o PSN continua a ignorar», disse a deputada Bakartxo Ruiz, do Bildu. / Fonte: ateakireki.com

Iker, Oihana, Xabier... há um ano na prisão
Os jovens de Burlata Iker Moreno, Oihana Lopez e Xabier Arina sequestrados há mais um ano: CONDENADOS SEM SENTENÇA. No dia 12 de Fevereiro manifestação na localidade navarra para exigir a sua libertação. Às 12h30, a partir da Askas plaza. / Fonte: ateakireki.com