O EZPAM!, movimento de cidadãos bascos que defende os direitos civis e políticos, convocou uma manifestação - um muro popular! - para esta sexta-feira, dia 6 de Julho, na Praça Arriaga, em Bilbo, com o lema «Bahitutako euskal seme-alaba kuttunak Euskal Herrian eta libre!». Com esta iniciativa, quer «fazer frente ao terror do Estado espanhol» e dar todo o apoio a dois conterrâneos que se encontram em situação de risco.
O protesto, para o qual convidaram todos os cidadãos, começa às 20h00, e visa denunciar o terrorismo de Estado, o acosso policial, os julgamentos políticos, as detenções, a tortura, a prisão, o isolamento, a dispersão, a criminalização, judicialização da mentira ou as montagens mediático-policiais.
O movimento EZPAM! nasceu «para expressar solidariedade aos represaliados e fazer frente a decisões políticas tomadas contra habitantes» dos bairros bilbaínos de San Inazio e Ibarrekolanda. Na sequência da condenação de Alberto Marin e Gaizka Astorkizaga a quatro anos de prisão, convocou diversas mobilizações e protestos nas últimas semanas.
Marin encontra-se actualmente na prisão; em relação a Astorkizaga, no dia 26 de Junho a AN espanhola comunicou à Polícia espanhola e à Guarda Civil uma ordem de busca e captura. Por agora, continua cá fora e, como tal, o trabalho do EZPAM! prossegue; a próxima convocatória é já na sexta-feira. / Fonte: BilboBranka / Ver também: EZPAM!
O jovem Bergoi Madernaz foi detido e encarcerado pela sua militância no movimento independentista e socialista. Saiu da prisão no dia 28 de Junho, tendo sido recebido de forma calorosa em Gasteiz. Ongi etorri, Bergoi! Euskal gazteria aurrera! Fonte: Halabideo via gazteiraultza.info