Reformados e pensionistas em luta
Depois da apresentação do manifesto «Mayores frente a la crisis», subscrito por seis associações e colectivos de idosos de Navarra, ontem, dia 1 de Outubro, Dia Internacional do Idoso, realizou-se ao meio-dia na Praça do Castelo, em Iruñea, uma concentração com o lema «En defensa de nuestra dignidad / Bizitza duin baten alde».
Esta iniciativa pretende juntar o sector das pessoas idosas às mobilizações contra os cortes, fazendo um apelo a todos os cidadãos. «E por isso fazemos um apelo à união das pessoas idosas, à solidariedade intergeracional com os mais vulneráveis - mulheres, jovens, migrantes, etc. -, à acção concertada das pessoas idosas com todas as iniciativas que lutam contra os cortes; um apelo urgente a todos os cidadãos de Navarra para que participem e se envolvam, se organizem e mobilizem», referem os promotores do manifesto «Mayores frente a la crisis» [Idosos contra a crise].
Um apelo ao qual hão-de responder especialmente, na sua opinião, «os próprios idosos, mas também pessoas de todas as idades, incluindo as mais jovens, para poder garantir o futuro dos nossos direitos sociais e económicos e de áreas estratégicas como as pensões e a saúde».
As associações convocantes são ANAPP (Asociación Navarra de Prejubilados y Pensionistas), Asoc. Mayores Lacarra, Nafarroako Pentsionistak Martxan, Observatorio del Mayor de Navarra, Mayores 15M Pamplona/Iruña y Sasoia. / Fonte: ateakireki.com