segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Com seis jovens de Orereta em risco, o Eleak lança campanha solidária

O movimento Eleak lançou a campanha «Gure etxeko atea zabalik dute» [A porta de nossa casa está aberta], para manifestar solidariedade a seis jovens de Orereta (Gipuzkoa) que correm o risco de ir parar à prisão.
Em Janeiro deste ano, a AN espanhola condenou os jovens Xabier Lujanbio, Maitane Linazasoro, Iosu Arruabarrena, Aitor Alberdi, Aitor Franco e Arkaitz Antza a penas que oscilam entre os seis e os seis anos e meio de prisão, acusando-os de pertencer à Segi.
Há alguns dias atrás (24/10), o magistrado de acusação pediu ao Supremo espanhol que confirmasse as penas, considerando existirem provas suficientes de que os arguidos eram elementos «activos» da Segi. A defesa, por seu lado, pediu a absolvição, argumentando, entre outras coisas, que a Audiência Nacional espanhola violou o direito de defesa dos jovens. Agora, aguardam pela decisão do Alto Tribunal.

O manifesto associado à campanha (eus/cas) encontra-se em eleakmugimendua.info. Ali, podes ver como aderir. / Fonte: topatu.info

Concentração de apoio a Beñat Atorrasagasti em Edimburgo
O jovem, natural de Lesaka (Nafarroa), encontra-se preso na Escócia. Por causa do mandado europeu emitido contra ele, tem audiência marcada para o próximo dia 3 de Dezembro. / Fonte: ateakireki.com

Leitura:
«Hacia Aiete, pasando por Baiona y Bilbo», de Jon GARAY (Gara)
Por eso, le pedimos a Hollande que no se mimetice con Rajoy en políticas extremistas que no llevan a ninguna parte, que asuma su cuota de responsabilidad y dé pasos en positivo. El Gobierno francés tiene margen de maniobra para empezar a levantar estas medidas de excepción.