Depois de mais um longo fim-de-semana de trabalho no Txirbilenea, este colectivo deu mais um pequeno passo: na segunda-feira membros da assembleia apresentaram o projecto de autogestão na Câmara Municipal de Sestao (Bizkaia).
O projecto visa, concretamente, dar uso a uma parte do edifício da antiga escola de aprendizes dos AHV [Altos Fornos da Biscaia] que não era utilizada nem pelo Município nem pela Fundação de Trabalhadores da Siderurgia Integral, e que foi ocupada há algumas semanas, para a salvar da situação de abandono em que se encontrava.
Em conversas anteriores, o autarca mostrou-se interessado em estudar o projecto. Agora, para além do autarca, o projecto também foi apresentado aos diferentes partidos políticos representados na Câmara, para que todos o fiquem a conhecer.
Na nota emitida pelo colectivo, afirma-se: «A ver se corre tudo bem e se a Câmara aprecia a oportunidade criada com todas estas acções e todo o trabalho desinteressado de dezenas de pessoas, para que Sestao tenha um centro cultural onde o ócio, a formação e a cultura possam ser uma alternativa para os cidadãos. Aurrera Txirbilenea!!!» / Fonte: Herrikolore via eztabai.net
Sobre a ocupação e o trabalho feito até aqui, ver boltxe.info e SareAntifaxista