sábado, 2 de março de 2013

A nova organização juvenil da esquerda abertzale chama-se Ernai

Decorreu hoje em Lizarra (Nafarroa) o primeiro congresso da nova organização juvenil da esquerda abertzale. Ali, ficou-se a saber que esta nova organização juvenil revolucionária, independentista, socialista, feminista se chamará Ernai [Alerta].

Em nome do EPPK, do LAB e do Sortu, falaram Oier Gonzalez, Ainhoa Etxaide e Joseba Alvarez, respectivamente. A estas três intervenções, seguiu-se uma batucada e a apresentação do logótipo da organização.
Foram também apresentados os seus porta-vozes, que serão cinco: Maialen Etxeberria, Gotzon Elizburu, Irati Sienra, Aitor Anda e Mikel Button. Etxeberria falou em nome de todos.

A organização hoje apresentada em Lizarra é o resultado do processo Zukgua, que decorreu nos últimos seis meses em 180 localidades de Euskal Herria e contou com a participação de 2500 jovens.

Nos dias 28, 29, 30 de Março e 1 de Abril, realiza-se em Urduña (Bizkaia) o festival Gazte Danbada [veja-se o cartaz!], que dará as boas-vindas a esta nova organização. / Ver naiz.info e Berria / Vídeo: naiz.info / Fotos: naiz.info

«Ernai gara»
Vídeo de apresentação da organização juvenil Ernai.

ERNAI: sobre «o que é e aquilo a que se propõe», ver ernaiantolakundea.org (eus / cas)