Artzai Santesteban, jovem de Antsoain (Nafarroa), foi ontem absolvido da acusação de ter levado a cabo uma acção de kale borroka em 2008 (mais concretamente, de ter atacado um furgão policial em Iruñea); a acusação baseava-se no depoimento arrancado a um outro detido, Iker Araguas, enquanto se encontrava incomunicável. O próprio Araguas afirmou ter sido torturado por forma a envolver Santesteban.
De acordo com a sua advogada, Jaione Karrera, a Procuradoria do tribunal de excepção já tinha feito saber, na apresentação das conclusões, que ia deixar cair a acusação, pelo que o tribunal não tinha outra opção que não fosse absolver o jovem, que foi detido em Roma em Junho de 2010, acusado de militar na organização política Segi. / Fontes: Gara e ateakireki.com
«Um juiz britânico atribui veracidade ao relato de torturas de Raúl Fuentes» (naiz.info)
Iratxe Urizar, advogada do bilbaíno Raúl Fuentes, cuja extradição foi ontem aprovada em primeira instância, considera «bastante interessante» o destaque que o Tribunal de Westminster dá ao facto de o cidadão basco ter sido torturado enquanto se encontrava incomunicável, atribuindo veracidade a um testemunho em que se incluem agressões ou «um cigarro apagado numa ferida aberta na cara».