Numa acção que se enquadra nas iniciativas relacionadas com a convocatória da Greve Geral de 30 de Maio, o sindicato LAB uniu a antiga sede da Caja Navarra e o edifício da Deputação com um chouriço de 180 metros. Vários transeuntes participaram de forma espontânea na acção. O chouriço foi feito em Arbizu (Sakana, Nafarroa) e será comido no dia da greve, às 19h30, numa «chouriçada» frente à Deputação.
Durante a acção, Igor Arroyo, porta-voz do LAB em Nafarroa, pediu às pessoas que venham para a rua no dia 30 de Maio, para «correr com os chorizos [ladrões] e acabar com o regime corrupto e anti-social». Disse ainda que «cinco dos sete presidentes que Navarra teve passaram ou vão passar pelos tribunais», um sinal do regime corrupto e anti-social que existe em Navarra: «impuseram o Amejoramiento de costas voltadas para o povo, e de costas para o povo têm andado a encher-se ao longo destes anos. Enquanto nos impunham a aplicação de cortes, os políticos da UPN e do PSN ganhavam muito dinheiro na Caja Navarra e noutras instituições».
O LAB reclama a demissão dos «chorizos Barcina e Maya, bem como deste regime anti-social e corrupto». Esta será uma das principais reivindicações da Greve Geral de 30 de Maio. / Fonte: LAB e ateakireki.com
Leitura:
«Llamamiento de Elkartzen a la Huelga General este jueves 30 de Mayo», de Elkartzen (boltxe.info)
En defensa de nuestro futuro como pueblo, ante los recortes continuos en materia de protección social y laboral y contra la privatización del sector público, se impone la necesidad de garantizar nuestros derechos mediante la organización y la lucha.