Anteontem de manhã, em plenas festas de San Fermin, abriu-se uma grande faixa na Praça Nabarreria, em Iruñea [Pamplona], em solidariedade com as pessoas imputados por uma acção de desobediência contra o TGV em Tolouse, em 2011, na qual atiraram tartes à ainda presidente do Governo navarro, Yolanda Barcina.
Por essa acção - ocorrida no Estado francês -, quatro pessoas foram processadas judicialmente no Estado espanhol e vão ser julgadas na Audiência Nacional. As acusações pedem penas entre os 4 e 9 anos de prisão. / Fonte: boltxe.info
TGV: Marcha ciclista «desobediente» contra o projecto ferroviário
A marcha ciclista «desobediente», organizada pelo Mugitu - movimento de desobediência civil contra o TGV - decorre entre 25 de Julho e 1 de Agosto e tem como lema «Lurraren alde, mugitu eta eragin!» (mexe-te e age em defesa da terra). A marcha, que inclui inúmeras actividades, parte de Altsasu (Nafarroa) na manhã de dia 25, percorrendo depois múltiplas localidades e comarcas do território basco.
Urbina, Legutio, Aramaio, Angiozar, Urretxu, Beasain, Zerain, Legorreta,
Tolosa, Andoain, Zubieta, Zarautz, Hernani, Lezo, Irun e Orereta são
algumas das localidades que acolhem a iniciativa, que termina em
Donostia. / Fonte: ateakireki.com [Claro que reconhecem a música...] / Ver também: Programa da marcha ciclista desobediente contra o TGV (mugitu)