Vários militantes de organizações sociais que fazem parte dos Euskal Herriaren Lagunak da Argentina (Amigos do Povo Basco) levaram a cabo, na sexta-feira passada, uma acção solidária com os mais de 600 presos políticos bascos. A acção teve lugar no centro de Buenos Aires, a poucos metros da Casa do Governo.
Com bandeiras bascas e faixas a reclamar a liberdade dos presos e das presas, os participantes gritaram palavras de ordem, distribuíram folhetos informativos e reiteraram a necessidade de fazer chegar a solidariedade àqueles que, nas prisões espanholas e francesas, enfrentam pesadas penas por lutar pela independência e pelo socialismo em Euskal Herria.
Os activistas da Convocatoria por la Liberación Nacional y Social, do Movimiento Popular La Dignidad, da organização Fogoneros e do Resumen Latinoamericano, juntamente com os activistas internacionalistas bascos que visitam a Argentina, manifestaram aos meios de comunicação social ali presentes que, para o processo de resolução com vista à paz no País Basco funcionar, é imprescindível que «os presos bascos estejam cá fora e possam contribuir para o novo caminho que se está a percorrer em Euskal Herria».
Reportagem da HispanTV
Reportagem do Resumen Latinoamericano
Fonte: askapena.org