Decorreu recentemente em Marín (Galiza) um encontro organizado pelo Colectivo Nacionalista de Marín e pelo Partido Comunista do Povo Galego (PCPG), no qual se analisou a soberania nacional dos povos face à opressão do capital.
O encontro contou com a presença de Iñaki Gil de San Vicente e Andoni Baserrigorria (Euskal Herria) e Nacho Franquelo (Andaluzia).
Dada a importância das outras intervenções e a falta de tempo, Andoni, em nome do Boltxe, limitou-se a uma breve intervenção, na qual destacou a importância da formação política dos quadros políticos e militantes. Por isso, considerou que é urgente voltar a editar as obras dos clássicos comunistas, bem como dos autores actuais que analisam o capitalismo, a necessidade do socialismo e perspectivam Euskal Herria e o resto do mundo numa óptica comunista.
Andoni defendeu que essa formação adquirida por via da leitura deve ser um guia para a acção e para o dia a dia militante; que esses conhecimentos não devem ficar em casa, mas vir para a rua, transformar a realidade e construir o socialismo. Assim, fez um apelo aos presentes para que militem no local que elas e eles achem adequado, seja num sindicato, num colectivo de luta feminista ou no internacionalismo. Áreas de luta não faltam e em todas é necessária a intervenção militante.
O Boltxe considerou que o encontro constituiu uma experiência extraordinária, tendo agradecido ao Colectivo Nacionalista de Marín e ao PCPG pelo convite e pela forma excelente como foram recebidos e tratados. «Como sempre, é um gosto estar na Galiza, povo irmão e povo lutador. Muito obrigado!» / Fonte: boltxe.info