O EH Bildu apresentou uma iniciativa na Câmara de Gasteiz na qual solicita a realização de uma sessão exclusivamente dedicada à Ley Orgánica para la Mejora de la Calidad Educativa (LOMCE), também designada Lei Wert, para debater «as medidas que devem ser postas em prática para evitar a sua aplicação» na Comunidade Autónoma Basca.
Numa conferência em Gasteiz, Juanjo Agirrezabala, Belén Arrondo e Rebeka Ubera defenderam a necessidade de debater e definir as bases para fazer frente à «imposição de Madrid», pois «não responde à realidade do sistema educativo basco, nem às suas necessidades para continuar a melhorar».
Manifestaram o seu apoio à manifestação do próximo dia 12 em Bilbo, convocada pela maioria dos agentes educativos bascos para repudiar a LOMCE e reivindicar um novo sistema educativo próprio e público.
Depois de recordar que a coligação abertzale defende a posição dos agentes educativos de rejeição da LOMCE, o EH Bildu instou o Departamento da Educação a debater no Parlamento «as medidas que devem ser postas em prática para evitar a sua aplicação. Se todos dissermos não, será não. É isto que queremos debater», referiram. / Ver: naiz.info
IKASLE ABERTZALEAK em luta contra a Lei Wert
Na quinta-feira, 10, o Governo espanhol vai aprovar a reforma educativa. Por esse motivo, a organização estudantil Ikasle Abertzaleak convocou para todos os centros de ensino um «Dia de Ira» contra a LOMCE e fez um apelo à participação na manifestação nacional que terá lugar este sábado em Bilbo (17h00, Coração de Jesus). / Ver: topatu.info e ikasle-abertzaleak
Ver aqui artigo de opinião de deputadas do EH Bildu e da Amaiur em Iruñea, Gasteiz e Madrid contra a LOMCE.