O preso de Orereta-Errenteria (Gipuzkoa) saiu da prisão de Sevilha II ontem a meio da tarde. Tinha-lhe sido aplicada a doutrina 197/2006, prolongando-lhe a pena até 2022.
Juan Lorenzo Lasa Mitxelena, Txikierdi, foi libertado ontem à tarde, por volta das 17h00. A Audiência Nacional espanhola tinha decretado a sua libertação de manhã, mas depois o processo demorou algumas horas, por falta de algum documento na prisão, ao que parece.
Txikierdi encontrava-se na cadeia de Sevilha II (Morón de la Frontera) e participou na greve de fome que os presos políticos bascos levaram a cabo contra as condições de vida e os maus-tratos neste centro penitenciário.
Lasa Mitxelena foi preso em 1985 pela Polícia francesa. Cumpriu sete anos de pena em cadeias francesas e, em 1992, foi extraditado para o Estado espanhol.
Foi, durante muitos anos, um dos interlocutores nomeados pelo Colectivo de Presos Políticos Bascos (EPPK). / Ver: naiz.info
CONTRA A DISPERSÃO, CONCENTRAÇÃO FRENTE À SEDE DO PP EM IRUÑEA
Ontem à tarde, como é habitual às segundas-feiras, um grupo de pessoas concentrou-se frente à sede do PP em Iruñea [Pamplona] para reivindicar o direito dos presos políticos bascos a viverem em Euskal Herria. Juntaram-se 65 pessoas, que exibiam faixas com as inscrições: «Euskal Preso eta Iheslariak Herrira», «La dispersión mata» e «Epaiketa politikorik ez - No a los juicios políticos». (lahaine.org)
Mural de apoio aos presos políticos bascos em Belfast [Sortu]
Vídeo breve sobre a criação de um mural de apoio à libertação do dirigente abertzale Arnaldo Otegi e dos restantes presos políticos bascos, em Belfast (Norte da Irlanda).