Hoje de manhã, no âmbito da campanha «Denak ala inor ez» [Ou todos ou ninguém], um grupo numeroso de jovens da Ernai deslocou-se até à cadeia de Sória, onde realizou uma acção solidária com os presos políticos bascos que ali se encontram. Mascarados de Olentzero, fizeram subir uma faixa, presa a grandes balões, onde se lia «Etxera» [para casa!], e atiraram bolas com palavras de apoio e carinho aos presos para o interior da cadeia.
Com esta acção, os jovens quiseram ainda denunciar a «cruel» política penitenciária do Governo espanhol e exigir o fim da dispersão, pois consideram que é fundamental «acabar com o sofrimento que provoca», segundo afirmam num comunicado de imprensa em que exortam o Governo espanhol a agir com responsabilidade e lhe pedem que dê passos no caminho da resolução. / Notícia, comunicado e fotos: topatu.info e Turrune!
[Tantaz tanta, itsasoa gara! Presoak kalera, amnistia osoa!]
CORO DE APOIO AOS PRESOS E REFUGIADOS POLÍTICOS BASCOS NA TXANTREA
Ontem à tarde, o tradicional coro de apoio aos presos e refugiados políticos bascos da Txantrea andou pelas ruas do bairro iruindarra, em solidariedade com os presos e os refugiados que são dali, bem como com os seus familiares. [Ao que parece, tudo decorreu sem incidentes; em anos assim não muito afastados, a Polícia respondia à tradição coral com a tradição do bastão; havia porrada e «pernas, para que vos quero».] / Ver: ateakireki.com