Membros da iniciativa Tantaz Tanta deram hoje uma conferência de imprensa em Bilbo sobre a mobilização contra a dispersão dos presos políticos que terá lugar no próximo dia 11 de Janeiro. O objectivo é transformar a capital biscainha «num grande mar contra a dispersão», e, como tal, fez-se um apelo à participação de todos, «para lá de interesses particulares».
Os representantes da Tantaz Tanta recordaram que a política de dispersão foi implementada há 25 anos e que, desde então, não fez mais que gerar «sofrimento, acidentes e castigos». Recordaram ainda que, de 1989 para cá, esta medida provocou dezasseis mortos e centenas de feridos.
«Os governos teimam em não abrir as portas à paz, e dizem-nos que não darão o mais pequeno passo», afirmaram. Por isso, em seu entender, cabe agora à sociedade civil mexer-se; pediram às pessoas que, no dia 11, juntem «todas as gotas» para acabar com a dispersão: «Vamos dizer de forma bem clara que queremos soluções e que é tempo de trazer os presos para Euskal Herria».
Os organizadores preparam um programa para todo o dia. Começa às 11h00 no Arenal, onde serão instaladas quatro zonas. Haverá espectáculos musicais, actividades para os mais pequenos, zona de comes e bebes, espaço para venda de materiais, um leilão, etc. Às 17h30, uma onda parte de La Casilla e outra da Câmara Municipal; uma hora depois, devem formar o «mar» desejado. Depois, prosseguem as actividades no Arenal, até às 23h00.
A mobilização poderá ser seguida em directo na página de Internet http://zuzenean.tantaztanta.info ou através do Twitter, com a etiqueta #ItasoaGara. Para além disso, foi criada a aplicação informática Tantaz Tanta Android, que permite receber e enviar informações. / Ver: Berria / Programa completo (eus / cas)
MAPA DA DISPERSÃO do Colectivo de Presos Políticos Bascos (EPPK)
[Legenda da esquerda] (a branco) distância (km) a partir de Donostia / (a azul) número de presos;
5 presos em EH, 393 no Estado espanhol, 116 no Estado francês;
Noutros países: 1 preso em Inglaterra, 1 na Irlanda, 1 em Portugal / Em EH.
[Legenda da direita] Presos nas cadeias de Madrid e Paris.
«Cinco pessoas imputadas em Iruñea por exibirem faixas a favor dos presos bascos» (Berria)
De acordo com a informação divulgada pelo Tribunal Superior de Justiça de Nafarroa, cinco pessoas foram indiciadas por exibirem faixas a favor dos presos políticos bascos no txupinazo das festas de San Fermin, a 6 de Julho último, na Udaletxe plaza de Iruñea.
O juiz deu um prazo de dez dias ao Ministério Público e ao advogado de acusação para solicitarem o início do julgamento. Os cinco imputados, que foram detidos pela Polícia espanhola a 16 de Julho, são acusados de provocar «desordens públicas».