O realizador donostiarra Pablo Malo começou esta segunda-feira a rodagem do filme Lasa eta Zabala, que retrata o sequestro e a morte dos refugiados Joxean Lasa e Joxi Zabala pelos GAL. As primeiras cenas são rodadas numa taberna da capital do Norte, Baiona; depois o cenário passa a ser Donostia, Tolosa e arredores. As filmagens devem prolongar-se durante sete semanas.
Na semana passada, um diário do Grupo Vocento anunciava que o realizador donostiarra não tinha sido autorizado pela Subdelegação do Governo espanhol a rodar este filme baseado em factos reais no interior do Palacio de La Cumbre, onde Joxean Lasa e Joxi Zabala foram torturados.
Poderá no entanto fazê-lo no exterior do palácio, uma vez que a competência para conceder a autorização recai, neste caso, na Câmara Municipal de Donostia, e esta mostrou-se disposta a colaborar com a cultura.
Os papéis de Lasa e de Zabala serão interpretados por Jon Anza e Christian Merchan, respectivamente, enquanto Unax Ugalde interpretará Iñigo Iruin, o advogado de ambos. Completam o elenco, entre outros, os actores Oriol Vila, Francesc Orella, Aitor Mazo, Pep Tosar e Ricard Sales. A produção está a cargo de Joxe Portela e Alberto Gerrikabeitia. / Ver: boltxe.info [Na imagem: cartaz do filme Lasa eta Zabala.]