Um grupo promotor composto por figuras públicas, como os futebolistas do Osasuna Patxi Puñal e Oier Sanjurjo, os pelotaris Juan Martínez de Irujo, Patxi Eugi e Aitor Zubieta, o montanhista Juan Mari Feliú, o escritor Hedoi Etxarte e a filóloga Paula Kasares, decidiu avançar com uma Iniciativa Legislativa Popular para mudar a Lei dos Símbolos em Nafarroa.
Para que possa ser debatida no Parlamento, a proposta precisa do apoio de 5000 assinaturas. Com ela, os promotores querem «solucionar a injusta situação» criada pela legislação em vigor e «dar um passo firme a favor da tolerância, da pluralidade e da democracia».
Os promotores afirmam que, desde que a Lei dos Símbolos entrou em vigor, «a ikurriña tem sido perseguida de forma sistemática», sendo «tratada como uma bandeira estrangeira», e que «desapareceu das instituições que, de forma democrática, tinham decidido exibi-la».
A proposta de lei refere ainda que, «na prática, a vontade democrática» não é respeitada «em dezenas de municípios navarros» no que diz respeito aos símbolos, e que «nos últimos anos vastos sectores sociais têm sido agredidos pela Polícia e perseguidos judicialmente apenas por quererem exibir a ikurriña durante as festas». / Ver: Sanduzelai_Leningrado
Iniciativa Legislativa Popular
Por uma Lei dos Símbolos democrática em Nafarroa.