No sábado, 1 de Março, amigos do preso político basco Eneko Etxaburu, natural de Ondarroa (Bizkaia) e preso por ser da Segi, participaram numa marcha montanhista e levaram a reivindicação da liberdade de Eneko até ao alto do Kalamendi.
Para o próximo sábado, 8, como já aqui noticiámos, foi organizada uma Elkartasun Egune [Jornada Solidária] com Eneko. As actividades, a decorrer na localidade natal do preso político, são múltiplas e prolongam-se durante todo o dia. De acordo com as últimas informações, o bertso bazkaria [almoço com bertsos], que conta com a presença de Fredi Paia e Xabier Silveira, inicia-se às 14h00; os bilhetes (7 euskos) encontram-se à venda na Anaitasuna e na Kulixka. / Ver: lea-artibai, Turrune! e Turrune!
Concentração pelos direitos dos presos em Iruñea
Ontem à tarde, como é hábito às segundas-feiras, realizou-se na capital navarra, frente à sede do PP, uma concentração para reivindicar o direito dos presos políticos bascos a viver em Euskal Herria. Estiveram presentes 42 pessoas. Nas faixas que exibiram podia ler-se: «Euskal Preso eta Iheslariak Herrira», «La dispersión mata» e «Epaiketa politikorik ez / No a los juicios políticos». / Ver: lahaine.org