Depois da longa luta levada a cabo pelas presas políticas bascas, a Direcção do Estabelecimento Prisional de Poitiers (Estado francês) restabeleceu as visitas duplas aos fins-de-semana.
No início de Abril, a direcção da cadeia tomou a decisão de passar as visitas duplas do fim-de-semana para as quartas ou quintas-feiras, em claro prejuízo dos familiares, que têm de se deslocar a uma prisão que fica a mais de 500 km de Euskal Herria.
Confrontadas com esta situação, Maite Aranalde e Izaskun Lesaka decidiram lutar, e esta semana a prisão recuou. / Ver: etxerat.info 1 e 2
Morreu Aitor Renteria, militante, euskaltzale e jornalista do Berria
O jornalista do Berria Aitor Renteria, conhecido como Txato, morreu no sábado em Mungia (Bizkaia), depois de sofrer um enfarte. Tinha 51 anos.
Bilbaíno, vivia actualmente em Milafranga (Lapurdi) e trabalhava na delegação de Baiona do diário euskaldun há vários anos. Era também colaborador da Info7 Irratia e da kazeta.info.
Pessoa muito conhecida e querida em Euskal Herria, foi preso e refugiado político, e um activista em muitas áreas relacionadas com a defesa da identidade basca, incluindo o bertsolarismo.
Último adeus em Bilbo
Ontem, muita gente juntou-se em Bilbo para se despedir do jornalista, euskaltzale e militante. Entre os presentes, estavam o cantor Fermin Valencia, o membro do Sortu Joseba Permach, o bertsolari Arkaitz Estiballes e secretário-geral do Kontseilua, Paul Bilbao.
Numa nota, o Colectivo de Refugiados Políticos Bascos (EIPK) afirmou que perdeu «um companheiro e um militante pela liberdade leal». / Ver: naiz.info, naiz.info, Berria e Berria