A plataforma Iparra Galdu Baik fez saber que um funcionário da cadeia de Navalcarnero agrediu o preso político Ibon Iparragirre (Ondarroa, Bizkaia) com um soco na barriga, deixando-o no chão sem conseguir respirar e humilhando-o.
Como desculpa para a agressão, que ocorreu na sexta-feira, o facto de a cela não estar limpa, obviando-se o facto de que Iparragirre tem uma doença grave e as suas consequências a nível físico e psicológico. No domingo, o preso basco foi levado para a solitária, onde terá de passar três meses: 23 horas na cela, com autorização para ir uma hora para o pátio.
Recorde-se que Iparragirre esteve em regime de prisão domiciliária entre 2011 e Março deste ano, quando voltou a ser detido pela Ertzaintza para regressar à cadeia. Desde que deu entrada na prisão de Basauri, o seu estado de saúde piorou bastante - perdeu 10 quilos e as suas defesas baixaram de 500 para 100.
Como se isto não bastasse, em Abril as Instituciones Penitenciarias aplicaram-lhe a política de dispersão, transferindo-o de Basauri para Navalcarnero, a mais de 500 km da sua terra. / Ver: naiz.info e etxerat.info 1 e 2