O cordão humano organizado pela iniciativa Gure Esku Dago deixou uma imagem forte e emotiva para a História de Euskal Herria. Ultrapassando todas as expectativas, mais de 150 000 pessoas deram as mãos, nos 123 quilómetros que separam Iruñea de Durango, pelo direito a decidir. Em ambiente de festa e reivindicação, nalguns pontos formaram-se cordões duplos, dada a afluência massiva de participantes. Na mensagem final, os organizadores sublinharam que «chegou a hora de este povo escrever as palavras "futuro", "juntos" e "decidir"». / Ler mais em naiz.info / Mensagem final (eus / cas / fra)
Ver também: «Mobilizazio historikoa» (Berria)
MUITAS FOTOS: pelo direito à autodeterminação do povo basco (naiz.info) / Imagens ao longo de todo o percurso (naiz.info)
O cordão humano pela autodeterminação visto do ar [BerriaTB]
VÍDEO: resumo dos 123 km de percurso (naiz.info)
ONTEM, EM LISBOA
Primeiro no Rossio e depois na Praça do Comércio, entre bascos, portugueses e catalães, juntaram-se 23 pessoas na defesa do direito à autodeterminação do povo basco.
Houve ensaio e coreografia, com um cachecol pela «independência já!» e uma ikurriña «histórica» (comprada há 20 anos nas festas de Gasteiz!) à mistura, e ainda um albokari, que tocou a preceito! Foi pena a falta da trikitixa, que aí o bailarico era certo.