Muitos milhares de euskaltzales [amantes da língua basca] encheram hoje as ruas de Gernika, onde se realizou a festa das ikastolas da Bizkaia - Ibilaldia -, este ano organizada pela Seber Altube Ikastola, com o lema «Euskararen bihozfera» [que faz referência à reserva da biosfera do Urdaibai].
A sessão de abertura teve lugar no Europako Herrien Parkea / Parque dos Povos da Europa, onde foi cortada a fita e se plantou um rebento do carvalho da Casa das Juntas. Para além disso, realizou-se no Zimela jatetxea uma homenagem especial a sete associações e organizações que aprofundam a investigação e a integração de expressões populares, euskalkis e azpieuskalkis (dialectos e subdialectos) do euskara.
A edição deste ano da Ibilaldia tinha quatro espaços, ao longo de um percurso com 6,5 km, e, como é costume, não faltaram animação, desportos populares, espaços infantis, comes e bebes ou bandas musicais de estilos variados. Num primeiro balanço, ao meio-dia, os organizadores estavam contentes.
Milhares em Balmaseda pela educação basca pública
Em Balmaseda, também na Bizkaia, quase no extremo ocidental do território, juntaram-se milhares na festa da Escola Pública Basca, que, afirmaram os organizadores, deve ser «um serviço público de qualidade, euskaldun, laico, diverso, enraizado no meio, com os melhores meios humanos e materiais, autónomo e responsável».
Marcada pelo ambiente festivo e animado, Balmaseda estava também repleta de mensagens contra a LOMCE. / Ver: naiz.info, Berria e Berria / FOTOS e VÍDEO