Um grupo de pessoas levou a cabo, ontem, dia 8, uma acção frente ao Museu Artium, em Gasteiz, para chamar a atenção para a situação dos presos políticos bascos com doenças graves e para exigir a sua libertação.
Numa nota, recordam os «casos extremos» de Ventura Tomé, Txus Martin, Aitzol Gogorza e Ibon Fernandez de Iradi e, para além de realçarem o carácter «urgente» da sua situação, afirmam que mantê-los na cadeia significa tornar a sua situação «irreversível».
Também fazem uma menção especial a José Ramón López de Abetxuko, uma vez que é de Gasteiz. Encontra-se na cadeia de Villabona e tem uma doença cardíaca grave.
Para denunciar estes casos e exigir a libertação dos presos doentes foi convocada para este sábado, dia 12, às 19h00 uma manifestação em Gasteiz. Parte da Praça Leizaola.
Ver: topatu.info
PRESOS BASCOS EM BOIS D'ARCY PROTESTAM FRENTE A MINISTRA
Os presos políticos bascos que se encontram na cadeia francesa de Bois d'Arcy - Oier Oa, Aitzol Iriondo, Iurgi Garitagoitia e Andoni Lariz - aproveitaram ontem a visita da ministra francesa da Justiça, Christiane Taubira, para protestar contra a política de dispersão, exibindo cartazes a favor do repatriamento e gritando palavras contra a dispersão.
O protesto ocorreu quando os quatro prisioneiros bascos se encontravam no pátio, segundo referiram ao naiz.info familiares de Andoni Lariz (Bolibar, Bizkaia), e viram que Taubira estava de visita, no interior da cadeia, acompanhada por cerca de quinze pessoas, algumas das quais jornalistas. / Ver: naiz.info