Hoje, milhares de pessoas deixaram claro nas ruas de Euskal Herria o seu repúdio pelo ataque do Exército sionista ao povo palestiniano. O Komite Internazionalistak e a Askapena fizeram um apelo à intensificação do bloqueio e da pressão sobre Israel como forma de ajuda à Palestina, pois «não é possível ficar de braços cruzados face a um genocídio imparável»; pediram também o fim do bloqueio imposto a Gaza em 2006.
Milhares nas ruas de Bilbo: Palestina askatu!
Milhares de pessoas participaram nas mobilizações dos últimos dias e nas manifestações de hoje em Bilbo (2500), Billabona, Donostia (mil), Eibar, Elgoibar, Ermua (80), Errenteria, Gasteiz (500), Ibarra, Iruñea (mil), Oñati, Plentzia, Tolosa (300), Zumaia. [Os números apontados são referidos no Komite Internazionalistak. 1 e 2 / Mais informação: topatu.info [muitas fotos], lahaine.org e ahotsa.info [vídeo de Iruñea] e askapena.org [vídeo de Gasteiz]
Leitura:
«Telavive é Europa», de Bruno CARVALHO (manifesto74)
Não sei que efeito terão tido as suas palavras sobre os militares israelitas que esta tarde metralharam quatro crianças que jogavam futebol numa praia de Gaza. Mais um aborrecimento para os porta-vozes do único país que não tem regime no Médio Oriente. A única democracia da região teve de inventar uma desculpa para o acontecimento. Aos dóceis correspondentes estrangeiros bastou-lhes a razão apresentada: na praia, havia um contentor que era do Hamas. Não havia necessidade para tanto esforço. Se lhes dissessem que os chapéus-de-sol eram propriedade daquela organização, também servia.