A Guarda Civil acusou um jovem de 21 anos da localidade navarra de Leitza de ser o presumível autor de «um crime de apologia do terrorismo», por ser o protagonista num vídeo, divulgado na Internet, em que, de acordo com os militares, «se vê a fazer pintadas a favor da ETA». Não se vê tal coisa.
No mesmo comunicado, a Benemérita afirma ter tido conhecimento da divulgação recente de um vídeo em que «um grupo de jovens gozava com a presença das Forças e Corpos de Segurança» em Leitza. Nesse vídeo, prossegue o comunicado, pode ver-se que uma pessoa «faz uma pintada numa parede» duma rua da localidade navarra, tendo-se depois verificado que «no local da gravação se podia ler Gora ETA e Askatasuna».
A Guarda Civil diz ainda que essa pessoa foi identificada e posteriormente acusada de ser o presumível autor do «crime de apologia do terrorismo».
Hau da bideoa! Eis o vídeo
Concurso de curtas do Gaztetxe
O vídeo em causa é uma curta-metragem ficcional que se apresentou ao 4.º concurso do Gaztetxe Atekabeltz, em Leitza. Foi mesmo a curta vencedora do certame, intitulado «Zakarrak botatzen». / Ver: ahotsa.info
Alde hemendik! Ospa! Vão-se embora! Bazem!
No sábado, todos ao Ospa Eguna de Altsasu!