Mais de 300 pessoas juntaram-se nas imediações do BEC, em Barakaldo (Bizkaia), para «denunciar o fascismo do governo de Kiev apoiado pelo bando criminoso da NATO e pela União Europeia». A mobilização, apoiada pela Sare Antifaxista, foi convocada pelo Comité de Solidariedade Euskal Herria-Donbass e pela Ahaztuak 1936-1977.
Centenas de antifascistas concentraram-se junto às instalações do BEC, momentos antes do jogo que as selecções de basquetebol da Ucrânia e dos EUA ali iam disputar, para denunciar a barbárie do Governo nazi de Kiev contra a população do Sudeste da Ucrânia, com a colaboração do imperialismo.
«Escolhemos esta partida do mundial porque ambos os países estão a apoiar o fascismo. O lema da concentração é "Ucrania y Estados Unidos stop al genocidio"», afirmou um membro do Euskal Herria-Donbass Elkartasun Komitea.
«A nossa acção não é contra o povo ucraniano ou contra os jogadores; protestamos contra os fascistas e aquilo que se está a passar no Leste da Ucrânia», disse. A acção dos nazifascistas de Kiev, dos EUA e da UE não passou incólume em Euskal Herria. / VER mais fotos: boltxe.info
Mensagem solidária do grupo Oliba Gorriak
Oliba Gorriak taldearen Donbassarekiko elkartasun mezua
Mais informação: Euskal Herria-Donbass Komitea