Três jovens que participaram numa festa em lembrança de um amigo, o preso político Xabier Sagardoi, vão ser julgados na terça-feira, 4, por «desobediência grave e resistência à autoridade» (pikoletos; forças de ocupação). O julgamento começa às 10h00 na Audiência Provincial de Iruñea.
Um dos jovens presentes na festa disse ao plazaberri.info que, no dia 17 de Maio, havia em Barañain (Nafarroa) os Gazte Topaketak [encontros juvenis], organizadas pelo movimento juvenil com autorização do município. O grupo de amigos de Xabier Sagardoi, Xapo, preparou uma festa para recordar o amigo preso e, depois do almoço, numa cave, juntou-se a outros grupos numa corrida de bicicletas de água no rio Arga, junto à zona industrial de Barañain.
No final da corrida, refere a testemunha, apareceu um jipe com uma patrulha da Guarda Civil. Os militares pediram os documentos a quem ali estava, «de forma agressiva», e, logo de seguida, apareceram mais três jipes com o comandante da Benemérita. A tensão foi crescendo, até que três das 12 pessoas ali presentes decidiram identificar-se, para que as forças repressivas «se fossem embora de vez».
Depois, os jovens foram notificados para comparecerem na Audiência Provincial de Nafarroa, num julgamento em que são acusados de «desobediência grave e
resistência à autoridade». Um dos visados pelos txakurras foi ainda
multado em 450 euros «por concentração ilegal». / Ver: plazaberri.info