Membros da plataforma Fracking Ez e da Askapena vão dar uma conferência sobre o TTIP (intitulada «As multinacionais contra os povos») na próxima quarta-feira, dia 10, às 19h00, no Centro Cívico Aldabe, em Gasteiz. Dar-se-á atenção a medidas concretas do acordo que a UE e os EUA têm estado a negociar desde 2013, fornecendo-se chaves para a sua contextualização na ofensiva capitalista.
Ler relatório [eus/cas] «TTIP: o que é e porque temos de nos opor?», no qual se explica que, com este tratado de «comércio livre», as elites políticas e económicas não visam apenas eliminar tarifas alfandegárias, mas sobretudo homogeneizar «por baixo» regulamentos, normas e projectos relativos ao mercado de bens, serviços e investimentos entre as duas potências.
Também se aponta as graves consequências que tal acordo terá para os domínios e sectores laboral, sindical, social, financeiro, ecológico, jurídico, da segurança alimentar, da propriedade intelectual, etc.
Num segundo ponto do relatório, procede-se ao enquadramento do TTIP na «reordenação capitalista mundial». / Ver: askapena.org