No dia 4 de Dezembro de 2013, a administração da empresa Ormazabal, pertencente ao grupo Velatia e localizada em Igorre (Bizkaia), despediu cinco trabalhadores, argumentando que as encomendas estavam a diminuir, e ainda mandou o resto dos trabalhadores para casa, por tempo indeterminado. De então para cá, afirma o LAB numa nota, a empresa fartou-se de contratar gente («mais do que em anos anteriores»), e o facto «é mais grave se se tiver em conta que os trabalhadores contratados de forma precária e as horas extraordinárias impostas pela empresa não foram suficientes» para fazer frente às exigências de produção.
O despedimento é sintoma da prepotência da administração, que quer «mostrar que pode fazer o que bem entende com a vida das pessoas», numa altura em que «despedir é mais barato que nunca», afirma o LAB, que defende a reintegração imediata nos quadros da empresa dos dois funcionários que continuam a lutar pelos seus direitos.
Os delegados sindicais do LAB estão a dar-lhes todo o apoio e na quinta-feira passada organizaram uma mobilização frente à direcção económica da empresa, em Zamudio (Bizkaia), para exigir o respeito pela sua justa reivindicação. / Ver: lab.eus