A Polícia espanhola deteve hoje três jovens na encosta do Labrit, em Iruñea, no decorrer de uma acção integrada na dinâmica «11 konpromiso askatasunerantz» [11 compromissos para a liberdade], para recordar os presos e os refugiados que se encontram longe de suas casas. Ao que parece, os jovens cortaram o trânsito e preparavam-se para colocar uma mesa e várias cadeiras no local quando a Polícia apareceu e efectuou as detenções. Neste momento, encontram-se na esquadra de Txintxilla. Para as 19h00, foi convocada uma concentração em solidariedade com os detidos. (topatu.info)
Múltiplas acções
Entretanto, prosseguem as acções no contexto da campanha «11 konpromiso askatasunerantz», lançada pela Ernai em solidariedade com os presos e os refugiados políticos bascos e que amanhã termina com uma marcha a uma prisão.
Acção em ALTSASU [alde hemendik]
No dia 28, dezenas de pessoas fizeram pintadas e murais a favor dos presos políticos em Altsasu (Sakana, Nafarroa).
Jornada em GASTEIZ [Gazte Iraultza]
No dia 26, um grupo de pessoas organizou, na capital alavesa, um jejum solidário pela liberdade dos presos e dos refugiados políticos, que incluiu diversas iniciativas.
Acção em DONOSTIALDEA [Topatu]
Dia 20, membros da Ernai levaram a cabo uma acção de sensibilização para a situação dos presos políticos bascos com doenças graves e incuráveis.
Ver: topatu.info