Numa nota emitida em euskara e castelhano, o Movimento pró-Amnistia e contra a Repressão anunciou que, dia 11 de Abril, realizará uma marcha às prisões andaluzas de Algeciras e Puerto de Santa María, para ali reivindicar a amnistia, exigir a liberdade incondicional de presos, deportados e refugiados, e evocar os 26 presos e 16 familiares assassinados pela prisão.
Referindo-se às condições de vida dos presos políticos bascos nas cadeias, o MPA afirma que, para além de os «governos de Espanha e França insistirem em manter sequestrados os presos doentes (sendo extremo o caso de Ibon Iparragirre) e os que têm mais de 70 anos», há ainda as «tareias, o isolamento, os entraves às comunicações, os encarceramentos de ex-presos». Para o MPA, o PP e o PSOE continuam a recorrer à política prisional para tentar dobrar os gudaris, sob os aplausos do PNV.
No texto, o MPA recorda que os «familiares e amigos dos presos continuam a sofrer as consequências da política prisional de extermínio» e revela por que motivo decidiu levar a reivindicação até às cadeias de Algeciras e Puerto: «são símbolos macabros do castigo aplicado aos presos políticos». O último militante político basco falecido na prisão - Arkaitz Bellón - foi espancado na primeira e apareceu morto numa cela da segunda.
Considerando que só a amnistia poderá garantir o regresso a casa dos perseguidos políticos, vivos e livres, o MPA incentiva as pessoas a participar na marcha. Os interessados devem escrever para: amnistiaaskatasuna@gmail.com / Ver: boltxe.info
GRANDE MANIFESTAÇÃO EM ONDARROA: IBON ETXEA!
Centenas de pessoas participaram, esta tarde, numa manifestação pela libertação urgente dos presos políticos bascos com doenças graves, em especial o ondarrutarra Ibon Iparragirre, que se encontra numa situação extrema.
A mobilização, convocada pela plataforma Iparra Galdu Baik sob o lema «Berandu baino lehen, preso gaixo larriak etxera!» [antes que seja tarde, os presos com doenças graves para casa], partiu da Alameda e terminou na Musika plaza da localidade costeira biscainha. / Ambas as fotos são da manifestação de hoje; mais em: Turrune!