Dez jovens de Iruñerria [Comarca de Pamplona], acusados de pertencer à Segi e para os quais o Ministério Público pede dez anos de cadeia, começam a ser julgados na AN espanhola depois de amanhã. Para protestar contra os julgamentos políticos e reclamar a absolvição destes jovens, cerca de 1500 pessoas participaram, hoje, numa «marcha ruidosa» pelas ruas da capital navarra.
Por volta das 18h00, a manifestação, convocada pelo Iruñerriko Herri Harresia, partiu do Parque Antoniutti, depois de ali terem chegado colunas provenientes de Barañain-Donibane e de Iturrama-Arrosadia (esta teve problemas com a Polícia espanhola, que apareceu no local de encontro). Atrás de uma faixa em que se pedia o fim dos julgamentos políticos, seguiam alguns dos jovens processados e muitas centenas de pessoas (1500, segundo os organizadores).
À frente, os zanpantzarrak já «chamavam a atenção para o caso» destes jovens nas ruas de Iruñea, mas mais ainda o fizeram os tambores, os megafones, os apitos e a palavra de ordem constantemente repetida «ez, ez, ez, epaiketarik ez!», até à Gaztelu Plaza, onde a marcha terminou. Maider Caminos, do Muro Popular da Comarca de Pamplona, disse aos jornalistas que «estes jovens vão ser julgados pela sua militância política» e que, para além deles, «há mais 34 navarros à espera de serem julgados pela sua actividade política; 200 pessoas em toda Euskal Herria».
Manifestação em Iruñea (ahotsa)Mikel Marin, Iker Aristu, Diego Octavio, Iker Araguas, Ibai Azkona, Oihan Ataun, Mikel Beunza, Iñaki Marin, Gorka Sueskun e Mikel Flamarike foram detidos entre Setembro e Novembro de 2008 e, pese embora terem denunciado as torturas que padeceram, foram encarcerados. Sete deles foram libertados passados poucos meses, depois de pagarem «fianças milionárias». Iker Araguas, Iñaki Marin e Ibai Azkona continuam na cadeia - e não foram esquecidos na mobilização de hoje.
Nos dias em que houver sessões de julgamento, realizar-se-ão concentrações frente à Delegação do Governo espanhol na capital navarra (das 10h00 às 12h00); a 4 e 11 de Maio também haverá concentrações frente à sede do PP. / Ver: Berria e eitb / FOTOS: Irunerriko10akEreLIBRE