A organização internacionalista basca promove, pela quinta vez, a realização dos seminários de formação política, que este ano terão lugar em Eibar (Gipuzkoa), no dia 6, e em Donostia, uma semana depois. A formação política é bastante necessária, no entender da Askapena, que considera fundamental conhecer os ataques perpetrados pelo capitalismo e o imperialismo em Euskal Herria e noutros países oprimidos, bem como as diversas experiências de luta daqueles que se levantam contra a opressão.
Em Eibar, a jornada de formação é organizada em conjunto com a Udako Euskal Unibertsitatea [Universidade Basca de Verão] e abordará questões relacionadas com o «imperialismo, ontem e hoje», «Nuestra América, ameaças e oportunidade de construção de um sonho», «Mundo Árabe e Palestina, da Primavera a um Inverno vermelho» e «Europa, da guerra fria a uma nova glaciação».
Em Donostia, a jornada tem lugar no Kortxoenea gaztetxea, e centra-se em questões como «Estado espanhol, cárcere de povos», «Muros populares e desobediência» e «Somos internacionalistas porque somos feministas». / Ver: topatu.info e askapena.org