Numa conferência de imprensa que hoje teve lugar em Donostia, a Etxerat pediu à sociedade basca que, dia 2 de Agosto, participe nas concentrações de protesto contra a política de dispersão em várias praias de Euskal Herria. Naike Diez e Patricia Velez lembraram, em nome da associação, que para muitos amigos e familiares de presos o destino «não é praia, mas as cadeias».
Com esta iniciativa, a associação pretende divulgar a situação de repressão a que são submetidos os presos políticos bascos e a política de dispersão que lhes é aplicada. As mobilizações terão lugar no dia 2 de Agosto em várias praias guipuscoanas e biscainhas. Em Gipuzkoa: Donostia (praia da Kontxa), Deba e Orio, ao meio-dia; na Bizkaia: Lekeitio e Ondarroa, ao meio-dia, Mundaka e Ea, às 13h00, e Plentzia, às 17h00.
A Etxerat lembrou que, no Verão, o destino de muitas famílias «não é a praia, mas as cadeias». Para fazerem visitas de 40 minutos, percorrem milhares de quilómetros em viagens de 12 horas na ida e mais 12 na volta. No dia 2, vão fazer uma paragem nos seus planos habituais e vão até às praias, esperando que «a sociedade basca se una a este apelo».
Concurso fotográfico
Além disso, convidaram as pessoas a participarem num concurso fotográfico, usando a conta recentemente aberta pela Etxerat no Instagram: imagens de denúncia da política de dispersão nas férias de Verão, acompanhadas do texto «Udan ere #DispertsioaSTOP #STOPdispersión». As vencedoras serão premiadas. / Ver: etxerat.eus (eus / cas)