Ontem, 18, o carro onde seguiam três amigos de presos políticos bascos avariou-se perto de Calamocha (Teruel, Aragão). Por isso, chegaram com meia hora de atraso à cadeia de Castelló I, onde, informa a Etxerat, foram impedidos de entrar.
De acordo com a nota emitida pela Etxerat, depois de arranjarem o carro, os dois amigos do preso político Oskar Zelarain (Villabona, Gipuzkoa) e o do preso político Pedro Cano (Hernani, Gipuzkoa) puseram-se de novo a caminho da cadeia de Castelló I (Países Catalães), onde chegaram com meia hora de atraso, às 14h55 (a visita era às 14h30). Pese embora terem explicado reiteradamente o motivo do atraso, foram impedidos pelos funcionários de aceder ao estabelecimento. Depois de terem feito mais 500 km, regressaram a Euskal Herria sem visitar os seus amigos presos, e nem sequer puderam deixar o saco que levavam para um deles, revela a Etxerat.
A associação, que se mostra «farta deste desprezo, que se traduz na negação dos seus direitos enquanto familiares e amigos de presos políticos bascos», afirma, no entanto, que «não irá descansar até os ver reconhecidos». / Ver: etxerat.eus (eus / cas)
SAN SEBASTIAN E AGINAGA TERMINAM GREVE DE FOME
Os presos políticos bascos Mikel San Sebastian e Ibai Aginaga puseram fim à greve de fome iniciada na segunda-feira, na cadeia de A Lama (Galiza), por problemas de saúde, informa o Movimento pró-Amnistia. O protesto visou denunciar a situação de isolamento de Hodei Ijurko no presídio referido. É a segunda vez em 2015 que aplicam esta medida punitiva ao pamplonês - uma de muitas a que tem sido submetido desde que foi encarcerado, há sete anos. / Ver: amnistiaaskatasuna