A associação de familiares e amigos dos presos políticos bascos - Etxerat - realizou este sábado uma concentração contra a política de dispersão junto à basílica de Loiola (Azpeitia, Gipuzkoa). Na ocasião, entregaram aos representantes do Governo de Lakua um dossiê sobre as despesas que a criminosa política provoca.
Exibindo uma faixa em que se lia «Senideak noizko gure bizitzaren jabe?» [Quando serão os familiares senhores das suas vidas?], cerca de cem pessoas participaram na concentração que, à semelhança de outros anos, a Etxerat promoveu junto à basílica de Loiola, pois neste dia os máximos representantes (ou alguém em sua substituição) do Governo de Gasteiz, da Deputação Geral de Gipuzkoa e do Município de Azpeitia vão à missa em que se celebra o santo [Inácio de Loiola].
No final da concentração, Fermina Villanueva e Iñaki Usandizaga aproximaram-se de Arantxa Tapia, conselheira do departamento de Desenvolvimento Económico e Competitividade, e de Markel Olano, deputado-geral de Gipuzkoa, e entregaram-lhes o referido dossiê. Em declarações à imprensa, Usandizaga disse que «pediram ao Governo de Lakua que acabe com a dispersão».
Eneko Etxeberria, presidente da Câmara Municipal de Azpeitia (Bildu), expressou a sua solidariedade aos familiares dos presos. / Ver: eitb.eus e Berria