O Supremo Tribunal espanhol abriu um processo contra o advogado e senador da Amaiur Iñaki Goioaga, no âmbito do processo lançado contra advogados bascos pelo tribunal de excepção espanhol. Em declarações à comunicação social, Iñaki Goioaga sublinhou que as acusações são «absolutamente falsas» e que já foi julgado e absolvido em 2012.
O processo instaurado pelo Supremo espanhol surge na sequência de uma exposição apresentada em Junho pelo juiz Eloy Velasco, da Audiência Nacional espanhola, com o intuito de que se avançasse contra o advogado basco, no contexto do ataque àquilo a que chamou a «frente das prisões». Goioaga é acusado de «integração em organização terrorista, financiamento do terrorismo, crime contra o fisco, fraude à Segurança Social e branqueamento de capitais».
O biscainho pôs-se à disposição do Supremo «para qualquer esclarecimento ou declaração» e afirmou não temer as investigações, pois «deixarão clara a falsidade destas acusações».
«Sinto-me muito orgulhoso do trabalho realizado com os presos e as presas na sua defesa jurídica», disse o senador da Amaiur, que enquadrou o processo judicial «numa perseguição ideológica e política». / Ver: agências