A 18.ª edição do festival HatortxuRock realiza-se dia 26 em Entrecementerios, no município de Atarrabia (Nafarroa, EH), sob o lema «Izena duena, bada» [Quem tem nome existe]. O festival solidário com os presos e os refugiados políticos bascos apresenta um cartaz poderoso e, a mais de três semanas do evento, já se esgotaram as entradas.
Soziedad Alkoholika, Riot Propaganda, Anestesia, ETS, Zopilotes Txirriaos, Zoo, Skakeitan, Gatillazo, Non Servium, Oliba Gorriak e Skatu são as bandas que vão subir ao palco do HatortxuRock no dia 26. Ontem, numa nota emitida pela direcção do festival, anunciou-se que o cartaz fora muito bem acolhido, de tal forma que as entradas foram todas vendidas, esgotando muito antes do que ocorrera em qualquer outra edição do festival.
A direcção do festival valoriza este dado de forma muito positiva, tendo em conta a grande demonstração de solidariedade que é o Hatortxu – para com os presos, os refugiados e os seus familiares –, e agradece a todos.
Apresentação das bandasSoziedad Alkoholika, Riot Propaganda, Anestesia, ETS, Zopilotes Txirriaos, Zoo, Skakeitan, Gatillazo, Non Servium, Oliba Gorriak e Skatu. / Ver: Hatortxu e Hatortxu
OIHANA GARMENDIA LIBERTADA
A presa política basca Oihana Garmendia Marin, de Santurtzi (Bizkaia), foi transferida ontem do Estado francês para Madrid, depois de ter cumprido seis anos de pena em várias cadeias francesas, revelou a Etxerat. À chegada a Santurtzi, houve grande festa.
No dia 27, a biscainha cumpriu o tempo de pena a que foi condenada em França, mas as autoridades alegaram questões burocráticas para a manterem na cadeia mais três dias. Na segunda-feira, revelou ainda a Etxerat, foi levada para um centro de internamento para imigrantes no Aeroporto de Lille, tendo chegado a Madrid, primeiro, e a Euskal Herria, depois, esta quinta-feira. A França está muito mal. / Ver: Santurtzi 1, 2 e 3