sexta-feira, 1 de abril de 2016

Sindicatos acusam concessionárias da Bizkaibus de não cumprirem acordos

Na quarta-feira, 30, cerca de 200 trabalhadores concentraram-se frente à Deputação Foral da Bizkaia, em Bilbo. Entre outras coisas, denunciam o incumprimento dos acordos por parte das empresas concessionárias da Bizkaibus e a precarização das condições laborais.

Na ocasião, os trabalhadores pediram ao Governo Foral que se envolva no processo, de forma que as empresas a quem foi concessionado o serviço de transporte cumpram os acordos alcançados.

Delegados dos vários sindicatos com representação na Bizkaibus recordaram que já passou mais de um ano desde que a Deputação Foral renovou a concessão das linhas da Bizkaibus às empresas privadas, com a condição de que os postos de trabalho não fossem postos em causa. Contudo, as concessionárias têm estado a tomar decisões unilaterais à margem desses acordos, degradando as condições de trabalho, tornando-o mais precário, diminuindo a qualidade do serviço e procurando aumentar as margens de lucro.

Paralisações a partir de Maio
Os representantes sindicais afirmaram que a concentração de quarta-feira foi a primeira de várias acções para denunciar a «grave situação» que os trabalhadores enfrentam, sublinhando que vão continuar a «lutar pelas condições de trabalho». Se não tiverem resposta, em Maio darão início a um conjunto de paralisações. / Ver: argia

Solidariedade com Andrés Bódalo, sindicalista do SAT
«LAB exige la libertad del compañero del SAT Andrés Bódalo» (lab.eus)
LAB exige al Gobierno Español la liberación del compañero sindicalista del SAT Andrés Bódalo que fue encarcelado el pasado 29 de marzo por defender los derechos laborales de los trabajadores y trabajadoras del pueblo andaluz.
«Manifiesto en apoyo a la solicitud de indulto del sindicalista Andrés Bódalo» (SAT via lahaine.org)